• (47) 3423-1010
  • unidanca@ifdj.com.br

Professores

Nany Semicek

Nany Semicek

Especialista em Gestão de Novos Negócios pela PUC-PR, Bacharel em Direção Teatral, pela Faculdade de Artes do Paraná e Atriz formada pelo Curso Técnico do Colégio Estadual do Paraná.

Suas experiências incluem-se no campo da atuação e direção teatral por mais de 10 anos. Atuou como Coordenadora Executiva do Festival de Teatro de Curitiba e Festival de Cinema de Curitiba, além de outros diversos eventos e produtos culturais.

Foi Diretora de Programação da Secretaria Municipal de São Paulo e Diretora de Operações do maior player de venda de ingressos simultâneos do país, Ingresso Rápido. Em 2016 fundou o espaço de brincar livre na natureza chamado Casa Poppins, na cidade de Curitiba.

Cursos de Extensão

Marketing Cultural: Elaboração De Projetos e Captação DeRecursos

João Marcelo

João Marcelo

Administrador de Empresas com longa experiência em comunicação mercadológica, atuou em agências de propaganda nacionais e estrangeiras, indústrias de tecnologia e empresas de serviço. Foi co-criador da Unidança. Atualmente, além de liderar negócios em áreas tão diversas quanto a montagem de feiras e controle de acesso a eventos culturais, também dirige uma escola de dança sediada em Joinville.

Cursos de Extensão

Marketing Cultural: Elaboração De Projetos e Captação DeRecursos

Deise Calaça

Deise Calaça

Pós-Graduada em Tecnologia e Projetos de Iluminação pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Possui grande experiência no ensino, tendo ministrado aulas sobre iluminação cênica em instituições como UniverCidade, UNESA/RJ e Faculdade Cândido Mendes. Recebeu o Prêmio de Melhor Iluminação da VIII Mostra de Novos Coreógrafos, em 1991 com a Coreografia "Interiores" de Whashington Cardoso.

Cursos de Extensão

Iluminação Cênica Na Dança

Beatriz Cerbino

Beatriz Cerbino

Beatriz Cerbino é Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense/RJ, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em dança pela UniverCidade/RJ.

É professora da Universidade Federal Fluminense, no curso de graduação de Produção Cultural e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - PPGCA/UFF. 

Vem publicando textos e livros sobre dança, história da dança e videodança. É pesquisadora do INCT Proprietas e membro colaborador da REDIV.

Cursos de Extensão

História Da Dança: Das Origens Ao Século XX

Victor Aronis

Victor Aronis

Victor Aronis é coordenador geral do Instituto Festival de Dança de Joinville desde 1999. Com uma equipe fixa de 11 colaboradores e de mais de 200 na época do evento.

Usa sua experiência para desenvolver novas atividades para manter o evento a frente dos demais.

Além de criar formas alternativas de aumentar as receitas do evento.

Já foi Diretor do Festival de Teatro de Curitiba, participou de turnês com a Cia de Dança Deborah Colker, Cia de Dança da Dinamarca e grupo Polonês Mazowsje.

Participou da Produção do Festival Internacional de Mágica de Marakesh em Florianópolis e apresentações de diversos grupos de teatro em Curitiba, Brasília, Maringá.

Além disso está presente no Festival Dança Brasil, onde ocorre as seletivas presenciais para participação no Festival de Dança de Joinville realizadas nas cidades de: São José dos Campos, Curitiba, Marília, Fortaleza e Ribeirão Preto.

Cursos de Extensão

Marketing Cultural: Elaboração De Projetos eCaptação De Recursos

Heloisa Almeida

Heloisa Almeida

Mestre em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016), possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (UCB/2003), Licenciatura em Dança pela Universidade Candido Mendes (UCAM/2018) e especialização em Anatomia Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR/2007).

Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982 e ao Ballet Teatro Guaíra entre 1983 e 1998 como bailarina.

É professora das disciplinas de Anatomia, Cinesiologia e Técnica do Balé Clássico do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Candido Mendes.

Aplica em suas aulas de dança, em escolas, companhias profissionais e em seus cursos, princípios de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Biomecânica com objetivo de melhorar a performance do bailarino.

Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à técnica do balé clássico e suas relações socioculturais e a dança para pessoas com doença de Parkinson.

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Artur Roman

Artur Roman

Consultor organizacional em comunicação e Coordenador de EAD da Unidança, trabalha com educação a distância (desenvolvimento de cursos, produção de conteúdo, design instrucional e ensino) há 29 anos e com educação online há 17 anos.

Atuou como professor em cursos de pós-graduação por 16 anos na UEL, UFPR, PUC Curitiba, UNIPOSITIVO Curitiba e UNIFAE Curitiba, nesta última, como orientador de Mestrado. Com Pós-Doutorado Sociologia em Sorbonne em Paris V (2008), doutorado em Ciências da Comunicação na ECA/USP (2001), mestrado em Linguística de Língua Portuguesa - UFPR (1993), especialização em Administração de Recursos Humanos - UFPR  (1997) e graduação em Letras-Português/Inglês - FAFIPA (1973).

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Giulliana Cattapan

Giulliana Cattapan

Professora e pesquisadora de danças populares brasileiras, dança moderna, dança contemporânea e ballet clássico.

Pós graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá. Licenciada em Dança pelo Centro Universitário da Cidade (Univercidade). Formada como bailarina pelo curso profissional do Centro de Dança Rio.

Como bailarina, fez parte da Cia. Dança 3, dirigida por Andrea Raw e do Grupo de Danças Populares Opará, dirigido por Tassio Barbosa e Paulo Cristo. Participou de congressos, cursos e workshops de dança contemporânea, dança moderna, danças populares e ballet clássico com diversos professores e coreógrafos nacionais e internacionais.

Em 2014 foi professora substituta da matéria Danças e Cultura Popular Brasileira dentro do Curso de Licenciatura em Dança na Universidade Cândido Mendes, RJ.

Atualmente é professora de dança contemporânea, dança moderna e ballet clássico do Centro de Dança Rio, e convidada a dar cursos e workshops de danças populares brasileiras em universidades do Rio de Janeiro.

Como coreógrafa tem seus trabalhos premiados em diversos festivais.

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Renato Cruz

Renato Cruz

Renato Cruz é mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, com graduação em Dança e Especialização em Artes Cênicas.

Como diretor e coreógrafo da Companhia Híbrida de Danças Urbanas, ganhou diversos prêmios tais como Funarte, O Boticário, Iberescena, entre outros, estando na lista de melhores espetáculos do Jornal O Globo desde 2014, dançando suas peças por todo o Brasil e em diversos países.

É Diretor artístico da Arena Híbrida Festival de Hip Hop, evento estadual com 12 edições realizadas e do Projeto Social Arte É o Melhor Remédio. Coordenador de Danças Urbanas da Escola Petite Danse, professor da Escola Livre de Dança da Maré e da Escola Parque.

Cursos de Extensão

Dança de Rua

Giselle Ruiz

Giselle Ruiz

Giselle Ruiz é bailarina e professora de Consciência Corporal e Dança Contemporânea. Doutora em Artes Cênicas (UNIRIO, 2010) e Pós-Doutora em Artes Visuais (UFRJ, 2014),com estágio no Departamento de Estudos da Performance da Universidade de Nova York É autora de livros e artigos sobre dança. No Rio de Janeiro, dirige e leciona no Estúdio Giselle Ruiz, espaço dedicado a cursos livres na área da Educação Somática. Atualmente é professora de Metodologia da Pesquisa e Estética na Licenciatura em Dança da Universidade Cândido Mendes.

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Ângela Ferreira

Ângela Ferreira

Ângela Ferreira é formada em Dança, Pedagogia e Mestre em Ciência da Arte e Especialização em Educação à Distância. Atua como Diretora do Centro de Dança do Rio, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Cândido Mendes. Foi Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Didática do Ensino da Dança Infanto Juvenil da Sociedade Universitária da Cidade do Rio de Janeiro e foi Membro da Comissão de Avaliadores de Curso Superior de Dança do INEP/MEC, o que demonstra sua grande experiência no Ensino da Dança.

Cursos de Extensão

Composição De Espetáculo De Dança e Dança Criativa

Dança Criativa

Marise Reis

Marise Reis

Marise Reis dedica-se aos estudos do corpo desde 1980. Formada em Educação Física, com Pós-Graduação em Didática da Dança Infanto-juvenil e Mestre em Memória Social, foi bailarina profissional por mais de 20 anos tendo dançado com importantes coreógrafos do Rio de Janeiro.

É professora de dança contemporânea desde os anos 80 dando aulas em algumas importantes companhias. De 2001 a 2013 foi professora do curso de graduação em dança da UniverCidade, onde dirigiu de 2003 a 2013 a Companhia de Dança da Cidade.

De 2014 até o presente momento é professora do curso de licenciatura em dança da Universidade Cândido Mendes. Desde 2001 é professora do curso de graduação em dança da Faculdade Angel Vianna, onde também coordena os cursos de Pós-Graduação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas e de Terapia Através do Movimento.

Trabalha com Massagem Terapêutica há 28 anos tendo criado um método próprio a partir de toda sua formação em Shiatsu, Reiki, Terapia Corporal e Kinesiology/Balanceamento Muscular.

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Kika Sampaio

Kika Sampaio

Professora, coreógrafa e diretora do Kika Tap Center, escola pioneira no Brasil, especializada em sapateado americano há 40 anos. Sua formação inclui alguns dos mais renomados professores de dança brasileiros e especialistas do sapateado americano em Londres e USA.

Iniciou sua carreira dançando em várias montagens de shows com o diretor Abelardo Figueiredo, alem de ter coreografado diversos musicais como “As Noviças”, em 1988, com direção de Wolf Maia, “Cabaret”, em 1989, com direção de Jorge Takla e “Não Fuja da Raia”, de 1991, com direção de Jorge Fernando. Também nessa época, produziu e atuou em “Chapeuzinho Vermelho no País das Maravilhas”, de Flávio de Souza e direção de Mira Haar, além de ter trabalhado em vários shows com a Traditional Jazz Band e Heart Breakers.

Jorge Takla, Charles Moeller e José Possi Neto são alguns dos outros diretores com quem trabalhou. Na TV Globo participou como coreógrafa da Minissérie “Dercy de Verdade”. Coreografou o Americano em Paris, no Festival de Ópera de Belém do Pará com direção do Maestro Mauro Wrona.

Participou do Conselho Artístico do Festival de Joinville e atua como jurada nos maiores festivais de Dança do Brasil é curadora do Festival Jacareí in Tap (Jacareí SP) e Sring Tap (Ribeirão Preto SP).

Contemplada como melhor coreógrafa com o Prêmio Bibi Ferreira, com o musical New York New York.

Atualmente dirige a Cia Kika Sampaio e a Cia KatadoS, ambas de sapateado americano.

Cursos de Extensão

Sapateado

Vera Aragão

Vera Aragão

Vera Aragão é ex-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Companhia Brasileira de Ballet e do Ballet D’Aldeia.

Formada bailarina, professora de ballet pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal - RJ, atual Escola Maria Olenewa. com especialidade em Pedagogia aplicada à dança

Doutora em Memória Social, Ciências Humanas, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Graduada em Pedagogia, pela UniverCidade, RJ. Pós-graduada em EAD pelo SENAC, RJ. Tutora em EAD, da UniverCidade. atualmente é professora do curso de Dança da Univercidade Cândido Mendes, RJ.

Recebeu o troféu “Personalidades do Rio”, concedido pela Prefeitura do Rio, Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.

Co-autora do livro Programa de Ensino de Ballet – Uma Proposição, editado pela UniverCidade Editora, 2006.

Cursos de Extensão

Composição De Espetáculo de Dança

Composição Coreográfica para Ballet

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Matérias:  Teorias que apoiam a Educação, Introdução à Psicologia e Didática e Práticas Pedagógicas

Virginia Guimarães Van Der Linden

Virginia Guimarães Van Der Linden

Virginia Guimarães van der Linden possui Mestrado pela Universidade Federal Fluminense (2005), Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade Candido Mendes (2011), curso de Formação de Ator pela Casa das Artes Laranjeiras (1996), Bacharelado em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988).

Atua como musico da Universidade Federal Fluminense como integrante do Música Antiga da UFF desde 1984. Professora de Música no curso de Bacharelado em Teatro no Instituto Cal de Arte e Cultura.

Participou das seguintes gravações: Lope de Vega Poesias Cantadas, Cânticos de Amor e Louvor, Música no Tempo das Caravelas, A Chantar, Sibila, Medievo Nordeste, Carmina Burana e Milagres de Santa Maria I e II.

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Henrique Rochelle

Henrique Rochelle

Crítico de Dança, Pós-Doutorando na Escola de Comunicações e Artes da USP, Doutor e Mestre em Artes da Cena (Unicamp), Especialista em Mídia, Informação e Cultura (USP).

Foi professor e palestrante de História da Dança, na Graduação da Unicamp, na pós Graduação da USP, e também na Plataforma Formação Estado da Dança, e no I Seminário Internacional da São Paulo Companhia de Dança. Fez parte da equipe de pesquisa na realização dos livros de 50 anos e dos DVDs de 45 Anos do Balé da Cidade de São Paulo, foi Editor Assistente do Art Research Journal,

Secretário Geral do Programa Danse Aller-Retour (do Institut Français, FUNARTE, Secretarias do Estado da Cultura de São Paulo e do Ceará, e Bienal Internacional de Dança do Ceará), participou da organização do Seminário Pensando Políticas Municipais de Cultura, da produção do Programa Dança: Encontros Notáveis, e supervisionou as atividades do Módulo de Formação Extensiva do Programa Anual de Dança de Piracicaba.

Editor do livro “Dança, História, Ensino e Pesquisa”, contribuiu com coletâneas como “Interdisciplinarity in the Performing Arts”, “Cultural Journalism in the 21st Century”, “Philosophy and Dance” e “The Oxford Handbook of Contemporary Ballet”. Editor dos sites “da Quarta Parede” e “Criticatividade”, é membro da Comissão Dança da APCA desde 2016.

Pós-Graduação

Especialização Em Ensino Da Dança

Fernando Zikan

Fernando Zikan

Professor PhD do Departamento de Fisioterapia, Faculdade de Medicina UFRJ.

Professor da Escola de Dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Maria Olenewa.

Coordenador da Comissão de Educação e Ensino da Associação Brasileira de Fisioterapia em Traumato-Ortopedia (ABRAFITO).

Doutor e Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com dissertação e tese defendidas nos temas Saúde do Bailarino e Prevenção de Leões na Dança, desenvolvidas no TMRJ e na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, com publicações sobre o tema.

Professor convidado de cursos de Pós-graduação em todo o Brasil, tendo experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Ortopédica, Terapia Manual e Osteopatia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia e Dança.

Cursos de Extensão

Prevenção De Lesões Na Dança