The dos and donts of advancing dance students 1798 40001300 0 14109077 500 640x427

Organização e Método de Ensino do Ballet

  • Unidade I - Apresentação do Curso
    • Unidade I - Aula 1
    • Unidade I - Aula 2
    • Unidade I - Aula 3
    • Unidade I - Aula 4
    • Avaliação Unidade I
  • Unidade II - Organização do Ensino de Ballet
    • Unidade II - Aula 5
    • Unidade II - Aula 6
    • Unidade II - Aula 7
    • Unidade II - Aula 8
    • Unidade II - Aula 9
    • Avaliação Unidade II
  • Unidade III - Metodologia de Ensino de Ballet - Pré-escola
    • Unidade III - Aula 10
    • Unidade III - Aula 11
    • Unidade III - Aula 12
    • Unidade III - Aula 13
    • Avaliação Unidade III
  • Unidade IV – Metodologia do Ensino de Ballet - Curso Regular
    • Unidade IV - Aula 14
    • Unidade IV - Aula 15
    • Unidade IV - Aula 16
    • Unidade IV - Aula 17
    • Avaliação Unidade IV
  • Unidade V – Encerramento do Curso
    • Unidade V - Aula 18
    • Unidade V - Aula 19
    • Bibliografia

Descrição do curso

Para ensinar ballet, o profissional deve conhecer a linguagem básica da dança, e deve ter condições de criar procedimentos pedagógicos e metodológicos de modo a permitir ao aluno descobrir as formas de expressão pelo movimento e, a partir daí, inserir elementos de ensino organizado, que o ajudarão a melhor se conhecer através do corpo, ampliando suas possibilidades de manifestação.

A boa formação de um bailarino depende de um ensino qualificado, que só pode ser oferecido por professor capacitado. A capacitação do professor, por sua vez, é um processo que exige estudo e dedicação e é importante a participação em cursos e a troca de experiências com outros profissionais, oportunidade que é oferecida ao aluno em um curso pela Internet como este da Unidança.

Categoria: Ballet

Informações gerais

Conteúdo
  • O curso apresenta conceitos teóricos e conteúdos fundamentais do ballet, para serem utilizados em turmas dos níveis pré-escolar, básico, intermediário e adiantado, disponibilizando sugestões específicas para as aulas para crianças.
  • Oportunidade de reflexão sobre o importante papel do professor de dança, especialmente nos primeiros anos de aprendizagem da criança.
  • O curso mostra um breve histórico do ballet e das primeiras iniciativas de ensino dessa dança, e dá orientações sobre a elaboração de um plano de curso e de um plano de aula.
Objetivo

  • Apresentar uma breve história do ballet e do ensino dessa modalidade de dança.
  • Descrever metodologias de ensino das principais práticas do ballet, especialmente para a turma de Iniciação.

Público alvo

  • Professores e profissionais das áreas de dança, artes cênicas, educação ou de áreas afins.

É necessário que já possuam conhecimento prático-teórico de ballet, e que desejem ampliar e aprimorar seus conhecimentos sobre metodologia de ensino do ballet.

Metodologia

O curso é realizado totalmente pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidança.

O aluno pode baixar o conteúdo e estudar off-line ou imprimi-lo, acessando sua conta apenas para a realização das avaliações.

Todos os cursos possuem um prazo máximo para conclusão, em função da carga horária diferenciada entre eles, os prazos vão de 9 a 15 semanas, em geral. É um ritmo bem tranqüilo de estudo!

O aluno estabelece o programa de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo, ou seja, o curso pode ser concluído tanto em 3 meses, como em apenas 1 semana. Durante todo o tempo de estudo, o aluno conta com a professora para orientá-lo e tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso, há também uma tutora que o acompanha em período integral. A interação virutal entre alunos, professora e tutora acontece nos Fóruns, Cyber-café e/ou por e-mail.

Ao final das Unidades, há uma avaliação para reforçar a aprendizagem do conteúdo estudado.

Concluido o curso com aproveitamento, ou seja, com todas as avaliações realizadas, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Professores

Vera Aragão é bailarina e professora de ballet formada pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal - RJ e Especialista pela mesma escola em Pedagogia Aplicada à Dança. Foi ganhadora do Troféu "Personalidades do Rio" e atualmente é Professora do Curso de Dança e Tutora em EAD da disciplina Planejamento de Carreira da UniverCidade.