Dancando

História da Dança: das origens ao século XX

  • Unidade I: Apresentação do Curso
    • Unidade I - Aula 1
  • Unidade II: Das origens ao Barroco na Dança – Século V ao XVIII
    • Unidade II - Aula 2
    • Unidade II - Aula 3
    • Unidade II - Aula 4
    • Unidade II - Aula 5
    • Avaliação Unidade II
  • Unidade III: O Romantismo e o Neo-Romantismo na Dança – Século XIX
    • Unidade III - Aula 6
    • Unidade III - Aula 7
    • Unidade III - Aula 8
    • Unidade III - Aula 9
    • Avaliação Unidade III
  • Unidade IV: O moderno na dança – século XX
    • Unidade IV - Aula 10
    • Unidade IV - Aula 11
    • Unidade IV - Aula 12
    • Unidade IV - Aula 13
    • Avaliação Unidade IV
  • Unidade V: Encerramento do Curso
    • Unidade V- Aula 14
    • Unidade V- Aula 15
    • Bibliografia

Descrição do curso

Um dos principais desafios quando se fala em história da dança é deixar de lado a visão antiga de que trabalhar com essa área do conhecimento é produzir uma narrativa linear no tempo, sem levar em conta qualquer tipo de contextualização, seja social ou artística. Como uma lista de datas, fatos e eventos.

História, porém, não é isso. Apesar de apresentada nesse curso em um recorte temporal, com o objetivo único de facilitar seu entendimento, a história da dança deve ser percebida como um processo em constante transformação. Processo em que diferentes formas de organização artística, independente do período em que foram criadas, podem ser apropriadas e, com isso, fazer surgir outras danças.

A partir da pergunta “como a representação da dança e da dança no corpo se transformou ao longo dos séculos”, são apontadas as conexões entre a história, o material técnico e estético e os processos de criação em dança. Trata-se de entender a produção de uma obra coreográfica como parte do contexto social em que está inserida, e assim perceber as questões ali presentes e suas especificidades. Nesse sentido, estudar a história da dança é estudar a própria história do homem.

Categoria: Dança

Informações gerais

Conteúdo
  • Das origens ao Barroco na Dança – Século V ao XVIII.
  • O Romantismo e o Neo-romantismo na dança – Século XIX.
  • O Moderno na dança – Século XX.
Objetivo

  • Proporcionar ao aluno um conhecimento que permita identificar e compreender as distintas organizações da dança cênica, nos diferentes contextos históricos em que foram produzidas.
  • Apresentar como a produção de dança se transformou ao longo dos séculos.
  • Mostrar como a história e, conseqüentemente, a história da dança, não é uma narrativa linear pré-determinada, mas um processo que articula sentidos construídos pelo homem.

Público alvo

  • Profissionais da área da dança, professores, alunos e bailarinos, que buscam informações mais aprofundadas acerca de sua área de trabalho.
  • Apreciadores da dança que desejam conhecer um pouco mais sobre esse campo da arte.

Metodologia

O curso é realizado totalmente pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidança.

O aluno pode baixar o conteúdo e estudar off-line ou imprimi-lo, acessando sua conta apenas para a realização das avaliações.

Todos os cursos possuem um prazo máximo para conclusão, em função da carga horária diferenciada entre eles, os prazos vão de 9 a 15 semanas, em geral. É um ritmo bem tranqüilo de estudo!

O aluno estabelece o programa de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo, ou seja, o curso pode ser concluído tanto em 3 meses, como em apenas 1 semana. Durante todo o tempo de estudo, o aluno conta com a professora para orientá-lo e tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso, há também uma tutora que o acompanha em período integral. A interação virutal entre alunos, professora e tutora acontece nos Fóruns, Cyber-café e/ou por e-mail.

Ao final das Unidades, há uma avaliação para reforçar a aprendizagem do conteúdo estudado.

Concluido o curso com aproveitamento, ou seja, com todas as avaliações realizadas, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Professores

Beatriz Cerbino é Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense/RJ, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e graduada em dança pela UniverCidade/RJ. Atualmente, ministra as disciplinas de Historia da Dança II e III, História da Arte e Crítica de Dança na UniverCidade e também é professora da disciplina Dança, Temporalidade e História da da Faculdade Angel Vianna/RJ. Atou como Dramaturga, crítica de dança com diversos textos publicados, e é autora do livro Nina Verchinina - um pensamento em movimento - publicado pela Funarte e Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2001.