• Unidade I - Apresentação e Introdução à Dança Criativa
    • Unidade I - Aula 1
    • Unidade I - Aula 2
    • Avaliação Unidade I
  • Unidade II - O desenvolvimento da criança e a dança
    • Unidade II - Aula 3
    • Unidade II - Aula 4
    • Unidade II - Aula 5
    • Avaliação Unidade II
  • Unidade III - Planejamento, condução da aula e relacionamento professor/aluno
    • Unidade III - Aula 6
    • Unidade III - Aula 7
    • Unidade III - Aula 8
    • Unidade III - Aula 9
    • Unidade III - Aula 10
    • Unidade III - Aula 11
    • Avaliação da Unidade III
  • Unidade IV - Aulas Práticas
    • Unidade IV - Aula 12
    • Unidade IV - Aula 13
    • Unidade IV - Aula 14
    • Unidade IV - Aula 15
    • Unidade IV - Aula 16
    • Unidade IV - Aula 17
    • Unidade IV - Aula 18
    • Unidade IV - Aula 19
    • Avaliação Unidade IV
  • Unidade V – Dicas e reflexões finais
    • Unidade V - Aula 20
  • Aula Grátis
    Grátis
    • Aula Grátis

Descrição do curso

O profissional que ensina dança a crianças deve propor atividades em que a movimentação física seja vivenciada como possibilidade singular de expressão. Ao dançar, a criança não estará concentrada apenas em um objeto, em uma pessoa, mas fixada no movimento, como uma linguagem especial de comunicação com o mundo. Assim, ela descobre o seu corpo, a sua mente, seus pensamentos, sua imaginação, sua linguagem, tudo de que o seu corpo é capaz, até onde sua imaginação pode levá-la e toda a capacidade de comunicação criada por essa linguagem. Após tomar consciência de si, a criança está pronta para tomar consciência da sua dança.

Categoria: Dança

Informações gerais

Conteúdo
  • Este curso apresenta conceitos teóricos e conteúdos fundamentais sobre a Dança Criativa, bem como disponibiliza sugestões de atividades para as aulas.
  • Oportunidade de reflexão sobre o importante papel do professor de dança, especialmente nos primeiros anos de aprendizagem da criança.
Objetivo

  • Capacitar professores de dança a trabalharem com a Dança Criativa.
  • Preparar os professores para levarem seus alunos a fazerem uso criativo dos elementos da dança para, através da linguagem do movimento, expressarem a sua interioridade.
  • Mostrar como os elementos básicos da dança – corpo, espaço, força e tempo – podem ser trabalhados, em um processo de ensino e aprendizagem, com alegria e envolvimento, para o crescimento pessoal e artístico das crianças.

Público alvo

  • professores de dança que trabalham com crianças especialmente na faixa etária de 3 a 10 anos, e que desejam conhecer a Dança Criativa para aplicá-la em suas aulas;
  • professores do ensino regular que trabalham com a dança nas disciplinas de Arte-Educação.

É esperado que o participante deste curso tenha alguma experiência com o ensino de um modo geral, e com trabalho de corpo de um modo particular, para que utilize, em todas as suas possibilidades, os conteúdos e o instrumental apresentados no curso.

Professores

Ângela Ferreira é formada em Dança, Pedagogia e Mestre em Ciência da Arte. Atuou como Diretora do Centro de Dança do Rio, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Didática do Ensino da Dança Infanto Juvenil da Sociedade Universitária da Cidade do Rio de Janeiro e foi Membro da Comissão de Avaliadores de Curso Superior de Dança do INEP/MEC, o que demonstra sua grande experiência no Ensino da Dança.