36132583525 f05368a875 z

Composição de Espetáculo de Dança

  • Unidade I - Apresentação do Curso
    • Unidade I - Aula 1
  • Unidade II - A Escola de Dança – Criando um Espetáculo para o Fim do Ano
    • Unidade II - Aula 2
    • Unidade II - Aula 3
    • Unidade II - Aula 4
    • Unidade II - Aula 5
    • Avaliação Unidade II
  • Unidade III – Ideias para a composição de espetáculos
    • Unidade III - Aula 6
    • Unidade III - Aula 7
    • Unidade III - Aula 8
    • Unidade III - Aula 9
    • Unidade III - Aula 10
    • Unidade III - Aula 11
    • Unidade III - Aula 12
    • Avaliação Unidade III
  • Unidade IV – Sobre Criação Coreográfica
    • Unidade IV – Aula 13
    • Unidade IV – Aula 14
    • Unidade IV – Aula 15
    • Avaliação Unidade IV
  • Unidade V - Reflexões finais e encerramento do curso
    • Unidade V – Aula 16
    • Unidade V – Aula 17

Descrição do curso

Existem diretores e professores de dança espalhados pelos quatro cantos do mundo com idiomas e culturas diferentes, mas todos tem um desafio em comum: a apresentação do trabalho realizado com jovens e crianças para os seus responsáveis, ou seja, a organização e composição de um Espetáculo!

Categoria: Dança

Informações gerais

Conteúdo
  • Bases para o trabalho coreográfico.
  • Planejamento e a produção de um espetáculo.
  • Três contextos diferentes de espetáculo.
  • O desenvolvimento da coreografia.
Objetivo

  • Dividir com os participantes do curso a experiência da autora do curso, com organização e composição de espetáculos de dança de alunos.
  • Criar uma idéia de composição com elementos que possam ser comuns em diversas situações.
  • Estimular nos colegas professores e diretores de Escolas de Dança, participantes do curso, o processo criativo de composição de espetáculos de dança.

Público alvo

  • Professores e diretores de Escolas ou outros espaços onde se ensina dança para crianças, jovens e adultos e que precisam organizar uma ou mais apresentações dos seus trabalhos, não só como uma mera satisfação a dar aos responsáveis, mas como uma forma de proporcionar um momento mágico para todos os envolvidos.

Obs.: É importante que os estudantes deste curso tenham base no conhecimento dos principais passos de ballet e suas nomenclaturas.

Metodologia

O curso é realizado totalmente pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidança.

O aluno pode baixar o conteúdo e estudar off-line ou imprimi-lo, acessando sua conta apenas para a realização das avaliações.

Todos os cursos possuem um prazo máximo para conclusão, em função da carga horária diferenciada entre eles, os prazos vão de 9 a 15 semanas, em geral. É um ritmo bem tranqüilo de estudo!

O aluno estabelece o programa de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo, ou seja, o curso pode ser concluído tanto em 3 meses, como em apenas 1 semana. Durante todo o tempo de estudo, o aluno conta com a professora para orientá-lo e tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso, há também uma tutora que o acompanha em período integral. A interação virutal entre alunos, professora e tutora acontece nos Fóruns, Cyber-café e/ou por e-mail.

Ao final das Unidades, há uma avaliação para reforçar a aprendizagem do conteúdo estudado.

Concluido o curso com aproveitamento, ou seja, com todas as avaliações realizadas, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Professores

Ângela Ferreira é formada em Dança, Pedagogia e Mestre em Ciência da Arte. Atuou como Diretora do Centro de Dança do Rio, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Didática do Ensino da Dança Infanto Juvenil da Sociedade Universitária da Cidade do Rio de Janeiro e foi Membro da Comissão de Avaliadores de Curso Superior de Dança do INEP/MEC, o que demonstra sua grande experiência no Ensino da Dança.