Ballet

Composição Coreográfica para Ballet

  • Unidade I - Apresentação do curso
    • Unidade I - AULA 1
  • Unidade II - História da Coreografia no Ballet
    • Unidade II - Aula 2
    • Avaliação Unidade II
  • Unidade III - O Processo de Criação Coreográfica – Parte 1
    • Unidade III - Aula 3
    • Unidade III - Aula 4
    • Unidade III - Aula 5
    • Unidade III - Aula 6
    • Avaliação Unidade III
  • Unidade IV - O Processo de Criação Coreográfica – Parte 2
    • Unidade IV - Aula 7
    • Unidade IV - Aula 8
    • Unidade IV - Aula 9
    • Unidade IV - Aula 10
    • Avaliação Unidade IV
  • Unidade V - Sugestões de Coreografia e Notação Coreográfica
    • Unidade V - Aula 11
    • Unidade V - Aula 12
    • Unidade V - Aula 13
    • Unidade V - Aula 14
    • Unidade V - Aula 15
    • Unidade V - Aula 16
  • Unidade VI - Reflexões finais e encerramento do curso
    • Unidade VI - Aula 17
    • Unidade VI - Aula 18
    • Bibliografia

Descrição do curso

Por observarmos o despreparo dos profissionais de dança para compor peças coreográficas e, consideramos interessante oferecer em um curso de capacitação, ferramentas que possam melhorar a qualidade do trabalho e até mesmo o surgimento de novos talentos.

Deve-se, então, pensar nas implicações de trabalhar um futuro coreógrafo, assim como aquele que irá trabalhar a educação pela dança. Consideramos que, conhecendo a linguagem básica da dança, o profissional estará apto tanto a voltar seu trabalho para escolas ou cursos livres quanto a cursos regulares e/ou profissionalizantes.

Esse docente irá criar procedimentos pedagógicos de modo a permitir ao aluno se expressar em diversas formas de movimento e, a partir daí, inserir elementos que o ajudarão a melhor se conhecer através do corpo, ampliando suas possibilidades de manifestação.

Categoria: Ballet

Informações gerais

Conteúdo
  • O curso apresenta conceitos teóricos e conteúdos fundamentais da composição coreográfica acadêmica para serem utilizados no ensino formal, nas disciplinas relacionadas à educação artística/dança, bem como em academias de ballet e de dança em geral, aplicados a todas as faixas etárias e níveis de conhecimento do ballet.
  • São disponibilizadas algumas sugestões de trabalhos coreográficos que, além de demonstrarem possibilidades de aproveitamento do espaço cênico e diversidade de desenhos, visam, particularmente, sugerir um modo de notação da dança, sem que seja necessário dominar uma técnica específica para tal.
Objetivo

  • Aprimorar a compreensão dos participantes do curso quanto ao processo de criação coreográfica, a partir de diferentes níveis de conhecimento, procurando atender tanto a professores quanto alunos que desejem aprofundar seus conhecimentos nessa área de atuação.
  • Preparar os atuantes de diversas áreas de dança a fazerem uso criativo dos elementos básicos da coreografia, adequando esses fundamentos a outras modalidades de dança.
  • Mostrar como os elementos básicos da dança podem ser trabalhados em um processo criativo, com alegria e envolvimento, visando o crescimento pessoal e artístico dos que lidam/trabalham nessa área.
  • Trabalhar a práxis das danças de conjunto de diversos estilos e tendências.

Público alvo

Profissionais, professores e alunos das áreas de dança, artes cênicas, educação ou de áreas afins.
Obs.: É necessário que já possuam conhecimento prático-teórico de dança e que almejem conhecer, aprofundar, ou reciclar seus conhecimentos na área da composição coreográfica.

Metodologia

O curso é realizado totalmente pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidança.

O aluno pode baixar o conteúdo e estudar off-line ou imprimi-lo, acessando sua conta apenas para a realização das avaliações.

Todos os cursos possuem um prazo máximo para conclusão, em função da carga horária diferenciada entre eles, os prazos vão de 9 a 15 semanas, em geral. É um ritmo bem tranqüilo de estudo!

O aluno estabelece o programa de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo, ou seja, o curso pode ser concluído tanto em 3 meses, como em apenas 1 semana. Durante todo o tempo de estudo, o aluno conta com a professora para orientá-lo e tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso, há também uma tutora que o acompanha em período integral. A interação virutal entre alunos, professora e tutora acontece nos Fóruns, Cyber-café e/ou por e-mail.

Ao final das Unidades, há uma avaliação para reforçar a aprendizagem do conteúdo estudado.

Concluido o curso com aproveitamento, ou seja, com todas as avaliações realizadas, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Professores

Vera Aragão é bailarina e professora de ballet formada pela Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal - RJ e Especialista pela mesma escola em Pedagogia Aplicada à Dança. Foi ganhadora do Troféu "Personalidades do Rio" e atualmente é Professora do Curso de Dança e Tutora em EAD da disciplina Planejamento de Carreira da UniverCidade.